domingo, 1 de fevereiro de 2015

Você tem paz com Deus?

Hoje eu só gostaria de te fazer uma pergunta: Você tem paz com Deus? Ao fazer uma auto-avaliação e refletir sobre a pergunta, talvez você responda: "Nem sempre... às vezes acho que sim, e às vezes acho que não".

Mesmo que você possa responder algo assim, a Bíblia responde esta pergunta para os que creem em Jesus como Salvador: "Tendo sido, pois, justificados pela fé, TEMOS PAZ COM DEUS, por nosso Senhor Jesus Cristo." (Romanos 5:1). Mas talvez você possa se perguntar: "Mas espere, será que isto se aplica a mim?" Vejamos: "Tendo [NÓS] sido, pois, justificados pela fé, TEMOS paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo." (Romanos 5:1) Quem somos "NÓS"? Aqueles que são "justificados pela fé"! O que significa isso? Será que eu sou justificado pela fé? Creio que a seguinte passagem responda a pergunta:

"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo JUSTIFICADOS gratuitamente pela sua GRAÇA, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação PELA FÉ NO SEU SANGUE, para demonstrar a sua justiça pela REMISSÃO DOS PECADOS dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ELE SEJA JUSTO E JUSTIFICADOR DAQUELE QUE TEM FÉ EM JESUS. Onde está logo a jactância (orgulho)? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. Concluímos, pois, que o homem é JUSTIFICADO PELA FÉ sem as obras da lei." (Romanos 3:23-28)

Primeiro, o que é ser justificado? De acordo com o dicionário Priberam, é ser "declarado justo". No caso das passagens em Romanos, significa que somos tornados justos aos olhos de Deus. Mas como? De acordo com a passagem em Romanos 3:23-28 que acabamos de ler, somos tornados justos aos olhos de Deus:

1. Gratuitamente pela GRAÇA DE DEUS. Em outra passagem diz: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie." (Efésios 2:8-9). Você crê no que diz a Palavra de Deus?

2. Pela redenção que há em Cristo Jesus. Redenção significa "resgate", ou "libertação". Somos resgatados e tornados justos por causa da obra consumada de Jesus Cristo. Ele foi até a cruz e recebeu sobre si todo o juízo que nós merecíamos por nossos pecados. Portanto, se cremos nisto, o peso dos pecados não está mais sobre nós, pois Ele levou tudo sobre si. Somos, então, resgatados da escravidão dos nossos pecados, e vistos como justos aos olhos de Deus, pois quando Ele nos vê, Ele só consegue ver o Seu Filho, que resolveu de uma vez por todas a questão do pecado que antes caía sobre nós.

3. Pela fé no seu sangue. Basta crer que Jesus derramou seu sangue para nos libertar do pecado para ser justificado.

4. Porque Deus é Justo e Justificador daquele que tem fé em Jesus. Deus é justo pois sua justiça foi cumprida ao julgar os pecados sobre o nosso substituto, Jesus, pois Ele levou sobre si o justo juízo de Deus por nossos pecados. E ao mesmo tempo, é justificador, pois nossos pecados foram levados embora por nosso substituto.

5. Sem as obras da lei. Você acha que é por suas boas obras que você se tornará justo aos olhos de Deus? Se orgulha (tem jactância) de suas caridades e boas obras, e acha que Deus vai esquecer seus pecados por causa disso? A Bíblia, a Palavra de Deus, não concorda com você. "Onde está logo a jactância (orgulho)? É excluída." É apenas pela graça e misericórdia de Deus que você pode ser salvo, por Jesus ter consumado uma obra perfeita na cruz.

Portanto, se você crê em Jesus como seu único e suficiente salvador, que morreu por você na cruz e resolveu toda a questão do pecado, então você foi totalmente resgatado, tornado justo aos olhos de Deus, e portanto tem paz com Deus. Não se trata de você sentir, ou desfrutar, dessa paz com Deus. A Bíblia afirma que, se você simplesmente crê, você tem essa paz. Se você realmente crê na Palavra de Deus, então pode ter a certeza de que você está salvo, redimido, resgatado, e tem paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.

Leia mais sobre essa paz em http://www.stories.org.br/doze1.html

H. H. Monte-Alto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares