terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O mundo não acabou... e agora??? (Parte 2)

No texto anterior, vimos um pouco sobre o interesse despertado em muitas pessoas quanto ao que acontecerá no futuro, e quando podemos dizer que alguém que se diz profeta é confiável. Também foram expostos alguns fatos sobre uma coleção de documentos históricos da antiguidade, hoje conhecida como a Bíblia Sagrada, cujo tema principal é Jesus Cristo, o Messias prometido a Israel por intermédio de diversos profetas israelitas.

Muitas das profecias vaticinadas por esses profetas foram cumpridas literalmente, principalmente as relacionadas à vinda do Messias como um "homem desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores" (Is 53:3), que "foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades" (Is 53:5) para "levar sobre si o pecado de muitos" (Is 53:12) e, assim, libertar o homem do poder do pecado e da morte. No entanto, a Bíblia fala do retorno de Cristo, que ressuscitou dentre os mortos, mas que, desta vez, virá para reinar sobre a Terra. Antes disso, no entanto, Ele virá para levar a Ele os seus santos, isto é, a Igreja - que não é um prédio de tijolos, mas sim o conjunto de todos aqueles que creem verdadeiramente em Seu nome. Tal acontecimento, chamado de arrebatamento, é descrito pelo apóstolo Paulo em sua carta aos tessalonicenses:

"O próprio Senhor descerá do céu... e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor."

Repare que Paulo diz: "... nós, os que ficarmos vivos". Ele tinha a expectativa do arrebatamento ocorrer nos dias dele. É essa a esperança (ou deveria ser) da Igreja. O Senhor Jesus pode voltar para levar os que aceitaram Seu convite de salvação a qualquer momento. E você? Já aceitou o convite? Ele chama a todos: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." (Mt 11:28). E, a todos que o aceitam, Ele "dá-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome" (Jo 1:12).

A Bíblia também diz que isso acontecerá como num piscar de olhos (1 Co 15:52). Imagine só, um desaparecimento em massa de pessoas no mundo inteiro... parece até coisa de filme de ficção científica. "Absurdo!" É o que você pode estar dizendo e se rindo agora, mas é, provavelmente, a explicações dignas de filmes de ficção científica que as pessoas que ficarem recorrerão para explicar o fenômeno. "O que aconteceu?" - perguntarão - "O que essas pessoas desaparecidas tinham em comum?". Provavelmente, a mídia apresentará diversas teorias, como abduções alienígenas, "segundo sol" ou supostos planetas que surgem do nada. Possivelmente recorrerão a antigas lendas e teorias esotéricas sobre a retirada dos humanos menos evoluídos espiritualmente do mundo para que este entre em uma nova era de paz e prosperidade.  Afinal, os que desaparecerão serão justamente os que negavam que o homem precisava evoluir, e portanto também negavam as ideias de que seria necessário se esforçar por meio de religiões, rituais, meditações e toda sorte de misticismo. Os mesmos que falavam que a salvação vinha de Deus por graça, que o Filho de Deus tinha vindo a mais de 2 mil anos atrás para morrer pelos seus pecados, e que depois ressuscitou e ascendeu ao céu. Os mesmos que confiavam em um livro que diziam ser a Palavra de Deus, o qual continuará sendo desprezado, mesmo diante de todas as evidências a seu favor.

Enfim, eu não estarei aqui para saber o que escreverão nos jornais no dia seguinte, mas creio que virão com um mar de explicações para negar que Jesus voltou. "Ah!!", muitos dirão, "eu já conheço essa história. Acontece que ela não pode ser verdadeira, pois há relatos de muitos desaparecidos, inclusive que já estavam mortos, que foram pessoas muito más. Eles nunca iriam merecer ir para o Céu. Jesus nunca teria vindo buscá-los.". Porém, assim como atualmente, não se darão conta de que a Bíblia diz que Cristo veio justamente para salvar pecadores (Rm 5.6-8, Lc 5:31-32, 1 Tm 1.15). Além disso, a Palavra de Deus também diz que não há um justo sequer, não há ninguém que faça o bem, e que todos os seres humanos nascem condenados, pois têm em si o pecado (Rm 3.10-18; 7; 8.3). Não há nada que um homem, um pecador perdido, possa fazer para salvar a si próprio, ganhar a aceitação divina ou até mesmo se tornar um deus. Um afogado não pode salvar a si mesmo. Alguém em uma canoa, em uma correnteza prestes a precipitar de uma catarata também não. Nem mesmo aquele que foi condenado à morte pode fazer coisa alguma pelos seus próprios esforços para se livrar da condenação. Por isso, foi necessário que Alguém, sem pecado, morresse no lugar do pecador, levando todo o castigo que deveria cair sobre o homem, pois "o salário do pecado é a morte" (Rm 6.23). No entanto, Aquele, o Senhor Jesus, que foi levantado naquela cruz, não permaneceu morto. Ele ressuscitou, levando embora todo o pecado daquele que nEle crê, de modo que Deus não vê mais pecado no crente em Jesus (Ef 1.3-7, Rm 6.6-7, 1 Co 4.4) .

Continuarão indagando: "Certo, mas eu conheço pessoas desaparecidas que não eram crentes...". Deixe-me completar: "... não que você saiba". Ninguém, além de Deus, pode dizer se uma pessoa realmente cria na morte e ressurreição de Jesus Cristo. "O Senhor conhece os que são seus" (2 Tm 2:19). Aquela pessoa desaparecida que talvez nunca tenha sido visto indo a alguma igreja ou religião cristã deve ter, em algum momento de sua vida, crido no Senhor Jesus como seu salvador. Do mesmo modo, indagarão: "Mas muitos que frequentavam a igreja toda semana, que se empenhavam nas atividades da igreja e que eram muito religiosos ainda continuam aqui." Exatamente!! O próprio Jesus previu que isso aconteceria. Ele disse que o joio estaria no meio do trigo, e que as aves se aninhariam nos ramos de uma grande árvore (Mt 13.24-32, Ap 18.2). Assim também, em meio àqueles que professam serem cristãos, há muitos que não o são verdadeiramente. Os apóstolos diziam, em suas epístolas, que haveria apostasia (1 Tm 4.1, 2 Ts 2.3). Eles nunca creram no Senhor, nunca se renderam a Ele. Por isso muitos  "cristãos" ainda estarão por aí.

Muitos, os mesmos que foram deixados em meio à cristandade, dirão ainda: "Tudo isso é mentira, pois eu aprendi na igreja que Jesus voltaria e que todo o olho o veria. Se ele realmente já voltou, por que ninguém viu, e por que ainda estou aqui?" Sim, a Bíblia diz que todo o olho o verá (Ap 1.7), mas quem disser isso, além do fato de nunca ter entregue sua vida a Jesus, foi vítima de más doutrinas. A Bíblia fala de dois retornos de Jesus. No primeiro, Ele vem para os seus santos (Jo 14.2-3, 1 Ts 1.10, 2 Ts 2.1). No Novo Testamento, todos os crentes em Jesus são chamados de santos (Ef 1.3-7, Fp 4.21-22). Neste evento, Ele não virá ainda para reinar sobre a Terra, mas Ele virá nos ares, onde os crentes se encontrarão com Ele (1 Ts 4.17-18). A Bíblia também diz que isso aconteceria como num piscar de olhos (1 Co 15.51-54). Na segunda vinda,  Ele virá com os seus santos em poder e grande glória, para libertar Israel, julgar as nações e, agora sim, reinar sobre a Terra (Jd 1.14Zc 14, Mt 24.30-31).

Talvez muitas dessas coisas sejam novas para o leitor. Se você ainda não aceitou o bendito convite do Senhor Jesus, que Ele oferece de graça, não deixe isso para depois. "Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação" (2 Co 6:2). O crente nunca deve esperar pelo fim do mundo, pelo anticristo ou por uma grande tribulação. A esperança do crente que confia na Palavra de Deus, e não no que dizem os líderes religiosos, é de se encontrar com o Senhor nos ares, e então estar sempre com Ele. "Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras". (1 Ts 4:18)

Ficou curioso(a) para saber mais sobre essa história? Clique aqui.

Helio H. Monte-Alto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares